TRB1 2008

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TRB1: Trabalho de Algoritmos

Computação I – Turma E 08/09/2008

Introdução

O trabalho consiste em desenvolver um algoritmo para o jogo Senha. O Senha é um jogo de lógica onde o objetivo é descobrir uma combinação fazendo lances. O jogador possui 10 chances para acertar a senha correta. A cada lance o jogo informa a quantidade de números corretos na posição certa e a quantidade de números corretos porém na posição errada.

Conteúdo do trabalho

O trabalho deve conter:

  1. Capa com os dados dos membros do grupo
  2. Um estudo detalhado das entradas, saídas, auxiliares e estruturas necessárias para sua construção.
  3. O algoritmo em um nível de detalhamento menor(refinamentos) e seu mapeamento para comandos em Portugol(versão dada em sala de aula)
  4. O código final completo em Portugol.
  5. O acompanhamento de variáveis e saídas para as seguintes entradas:
    1. Senha: 1 3 4 Lances: 2 4 5, 3 2 4, 2 3 4, 1 3 4
    2. Senha: 5 1 2 Lances: 1 4 5, 5 2 1, 5 1 2
  6. Uma implementação real em um computador:
    1. Mapeamento dos comandos e estruturas de controle do Portugol para esta linguagem.
    2. Código fonte do Senha na liguagem de programação
    3. Código fonte das questões 1, 6 e 7 da lista 01 do Capítulo 2
      na linguagem de programação escolhida
  7. Comentários

    Assuma que a senha e lances são 3 números inteiros positivos de 1 a 5. Não é preciso checar se os lances estão no intervalo, assuma que serão digitados
    corretamente. Imprima os comandos especificando quais entradas estarão sendo lidas(“Digite a senha:”, “Digite seu lance:”, etc). Após cada lance do jogador imprimir a quantidade números corretos e de números fora do lugar(veja exemplo). Espalhe comentários úteis para facilitar o entendimento do seu código(entre { }). Na implementação utilize um gerador aleatório para a senha (procure por c omandos como aleatorio, random, etc).

    Exemplo de entradas e saídas

    Bem vindo ao Senha!
    Digite a Senha para seu amigo:
    1 2 3
    Início de jogo!
    Digite seu lance:
    3 4 5
    Corretos: 0 Na posição errada: 1
    Digite seu lance:
    5 3 1
    Corretos: 0 Na posição errada: 2
    Digite seu lance:
    2 1 3
    Corretos: 1 Na posição errada: 2
    Digite seu lance:
    1 2 3
    Corretos: 3 Na posição errada: 0
    Parabéns!
    Você descobriu a senha em 4 lances!
    Fim de Jogo
    

    Entrega

    O trabalho deve ser enviado por e-mail (igorknop+dcc009@gmail.com), no formato PDF até o fim do dia do TVC1. Trabalho entregue em data posterior terá um desconto imediato de 20% da nota máxima.

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