TST1 2009/2

Share

TST1 Algoritmos e Estruturas de Dados

1º INFN 2009/2

Data: 05/10/2009

Aluno:

Matrícula:

O Teste deve ser feito por escrito nas folhas pautadas distribuídas em anexo. Coloque nome e matrícula em todas as folhas recebidas. As respostas não precisam ser feitas à caneta e podem ser feitas tanto em pseudocódigo quanto em uma linguagem de programação. O que será avaliado é seu conhecimento em apresentar uma solução para um problema na forma de um algoritmo claro, correto e não seu domínio da linguagem de programação. Leia as questões atentamente e pergunte caso haja qualquer dúvida de interpretação.

  1. Construa um algoritmo que leia pelo teclado três valores inteiros e os guarde nas variáveis AB e C. Adicione as seguintes estruturas (nesta ordem)[5pts]:
    1. Se a soma de A e B for maior que C, dobre o valor de C;
    2. Se C for menor que A, troque os valores de A e B;
    3. Se B for par, some o valor de C em A.
    4. Faça um acompanhamento completo dos valores das variáveis para as seguintes entradas: 1 2 3 [5pts] e 3 2 1 [5pts].
  2. Construa um algoritmo que leia um total de horas trabalhadas de três funcionários e guarde estes dados nas variáveis F1Horas, F2Horas e F3Horas [5pts]. Sabendo que cada funcionário recebe R$10,00 por hora trabalhada, imprima os totais recebidos por cada funcionário [5pts] e o total pago aos três [5pts].
  3. Uma fábrica de pneus possui um depósito central e duas filiais. Cada filial pode armazenar até 50 unidades no local enquanto que o depósito central pode armazenar até 500 unidades. Construa um algoritmo que ajude a manter o estoque em cada filial em seu nível máximo. Leia a quantidade de pneus em estoque no depósito central e em cada filial. Este algoritmo deve imprimir uma mensagem ordenando o transporte de uma certa quantidade de pneus para a filial quando o estoque estiver baixo [5pts] ou para a central quando estiver alto [5pts]. Imprima um alerta quando o estoque da central não for suficiente para manter os estoques das filiais [5pts].
  4. Construa um algoritmo que leia dois números inteiros, N1 e N2 pelo teclado. Caso N2 seja maior que o dobro de N1 [5pts], imprima a soma dos números inteiros entre eles (inclusive) [5pts]. Caso contrário, imprima uma mensagem de erro [5pts].
  5. Construa um algoritmo que leia pelo teclado números reais positivos, menores que 1000.00 [5pts] e apresente o menor deles [5pts]. Qualquer número inválido é considerado como sinal para término de leitura dos números [5pts].
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*