Lista 2

Share

Exercícios de Revisão do Capítulo II

Visualize as respostas em Portugol(Aula), Pascal, C.

  1. Qual a estrutura básica de um algoritmo em Portugol?Quais são os tipos básicos que podemos utilizar? Dê exemplos.

  2. Defina variáveis para armazenar os seguintes os dados de uma pessoa: nome, sobrenome, idade, peso e sexo.

  3. Construa um algoritmo que leia do teclado os dados para as variáveis acima. Faça um acompanhamento dos valores de entrada e das variáveis.

  4. Acrescente ao comandos ao algortimo anterior de forma que após a leitura dos dados ele os imprima da seguinte forma: Nome Sobrenome (Idade), Sexo. Ex. Mickey Mouse (79), masculino. Minnie Mouse (66), feminino.

  5. Construa um algoritmo que defina uma variável real A. Atribua a A o valor 10. Duplique o valor de A. Some 8 ao valor de A. Diminua A a um quarto de seu valor atual. Some dois terços do resto da divisão de A por 6. Imprima o valor final de A. Acrescente comentários fazendo o acompanhamento dos valores de A para cada operação.

  6. Construa um algoritmo que defina variáveis MAISVELHO e MAISNOVO do tipo caractere e MAIORIDADE e MENORIDADE do tipo inteiro. O algoritmo deve ler pares de dados contendo o nome e o ano de nascimento e ao final deve deixar o par de dados nas variáveis corretas. {“Mickey”,1928, “Tom”,1940} {“Tom”, 1940, “Mickey”,1928} {“Donald”,1942, “Jerry”, 1940}

  7. Construa um algoritmo para ler dois nomes e duas idades do teclado e imprimir quem é mais velho. Defina as entradas e saídas de dados e faça o acompanhamento das entradas e saídas para os seguintes conjuntos de dados: {“Mickey”,”Tom”, 79, 68}.

  8. Assumindo as seguintes variáveis e respectivos valores, dê os resultados de cada expressão abaixo. A = 127; B = 10; C = 5; D = falso; E = verdadeiro;

    • não D
      verdadeiro
    • D e E
      falso
    • (A>B) ou (B<C)
      verdadeiro
    • não(Averdadeiro
    • (D e F) e (A < B)
      falso
    • A+B<C e D ou E e não D
      falso
    • A+B*C/B=3< e não (A = B ou A>B)
      falso
  9. Construa um algoritmo que imprima os primeiros N termos da série abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S: 1 2 3 4 5 … N

  10. Construa um algoritmo que imprima o valor da série de N termos abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S = 1+2+3+4+5+…+N

  11. Construa um algoritmo que imprima os primeiros N termos da série abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S: N N-1 N-2 N-3 … 4 3 2 1

  12. Construa um algoritmo que imprima os primeiros N termos da série abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S: 2 4 6 8 10 …

  13. Construa um algoritmo que imprima o valor da série de N termos abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S = 1 + 3 + 5 + 7 + 9 + …

  14. Construa um algoritmo que imprima o valor da série de N termos abaixo. Onde N é um inteiro positivo lido pelo teclado. S = -1 + 3 – 5 + 7 – 9 + …

  15. Construa um algoritmo que faça a soma do inverso dos quadrados de números positivos lidos pelo teclado. Assuma que um número menor ou igual a zero indica o fim da seqüencia de valores (FLAG de parada).

  16. Construa um algoritmo que imprima o cubo de cada número real lido pelo teclado. Assuma como flag de parada os número maiores que 999 ou menores que -999.

  17. Construa um algoritmo que calcule o fatorial de um número inteiro lido pelo teclado.

  18. Construa um algoritmo que apresente a relação do enésimo termo para o seu anterior da série de Fibonacci.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*