Lista 4

Share

Computação I – Capítulo II – Exercícios Vetores e Matrizes

As questões abaixo são para exercitar o uso de vetores e matrizes. Tente seguir as sugestões quando estas existirem.

  1. Construa um algoritmo para ler do teclado um conjunto de 20 números reais e guarda-los em um vetor. Em seguida
    imprima os números na ordem inversa em que foram digitados.

  2. Construa um algoritmo para ler do teclado um conjunto de 10 números inteiros e guarda-los em um vetor. Em seguida
    apresente a quantidade de números pares e ímpares.

  3. Construa um algoritmo para ler do teclado um conjunto de 10 números reais positivos e guarda-los em um vetor. Construa uma estrutura
    para pedir um par de números reais positivos e apresentar qual a quantidade dos valores guardados que estão no intervalo dado por este par. Use como flag
    de parada um par negativo.

  4. Construa um algoritmo que realize a conversão de números inteiros positivos na base 10 lidos pelo teclado para a base 2.Use um vetor para guardar
    os restos das divisões sucessivas.

  5. Construa um algoritmo que realize a conversão de números inteiros positivos na base 10 lido pelo teclado para uma base qualquer também lida pelo teclado. Use um vetor para guardar
    os restos das divisões sucessivas.

  6. Construa um algoritmo para ler uma série de números do teclado e armazená-los em um matriz de 3 linhas por 4 colunas.
    Em seguida imprima a matriz.

  7. Construa uma matriz 10×10 de inteiros onde o valor de cada elemento seja a soma dos respectivos índices de coluna e linha. Imprima o resultado
    de forma tabular.

  8. Construa um algoritmo para ler uma série de números reais do teclado e armazená-los em um matriz de 4 linhas por 4 colunas.
    Imprima a matriz. Adicione uma estrutura que permita ler números reais pelo teclado e imprima a matriz original multiplicada por este número.
    Assuma uma 0 como flag de parada.

  9. Construa um algoritmo para fazer reservas de passagens de ônibus. Assuma que as poltronas são representadas por uma matriz 12×4 de
    lógicos onde verdadeiro representa um local ocupado. O algoritmo deve sempre mostrar a ocupação das poltronas e pedir uma poltrona para
    verificar se está vaga ou não. Se a poltrona já estiver ocupada imprima um aviso, caso contrário a reserve.

  10. Construa um algoritmo para cálculo de pagamentos de funcionários de uma empresa atacadista. Eles recebem $500 de salário mais
    5% de suas vendas brutas caso estas ultrapassem $2000. Leia o total de vendas por funcionário em ordem e armazene na primeira coluna de
    uma matriz 3×10. Construa uma estrutura para calcular as comissões na segunda coluna e o salário final na terceira coluna. Imprima os resultados
    de forma tabular.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*