Exercícios – Ponteiros

Share
  1. O que é uma “variável ponteiro”. Qual tipo de dado um ponteiro guarda?
  2. Explique a diferença entre cada um dos seguintes atributos que uma variável: identificador, endereço e valor.
  3. Crie um programa que defina variáveis dos tipos inteiro, real, caractere e string. Atribua valores a estas variáveis e imprima o valor e endereço e tamanho em bytes utilizada por cada uma.
  4. Crie um programa que defina uma variável C do tipo caractere e atribua a ela o valor 'A'. Crie um ponteiro P para caracter e aponte para a variável C. Em seguida imprima: o endereço de C, o endereço de P, o valor de P, o valor apontado por P.
  5. Crie um programa que defina um ponteiro para inteiros Q. Faça Q aponta para nil. Compile e execute o programa antes de acrescentar cada um dos seguintes passos: o endereço de Q; o valor de Q; o valor apontado por Q. Houve algum erro de execução antes de algum dos passos? Qual?
  6. Explique o que é um “ponteiro selvagem”.
  7. Crie um programa que defina um vetor P para inteiros. Reserve uma quantidade de memória usando P. Leia do teclado um valor inteiro e guarde-o na posição apontada por P. Imprima o valor apontado por P. Libere a posição de memória reservada anteriormente.
  8. Crie um procedimento que receba dois parâmetros: um vetor de reais V, por cópia, e um número real R, por referência. Ao final do procedimento R deve conter o maior valor encontrado no vetor (considere que não há valores repetidos). Construa um programa de teste para seu procedimento.
  9. Construa um programa que reserve 45 posições de memória para números inteiros através de um ponteiro K. Atribua valores aleatórios a cada uma destas posições usando aritmética de ponteiros(*(K+I)). Imprima os valores usando a indexação utilizada em vetores (K[I]).
  10. Crie uma estrutura SAluno para guardar as 4 notas de um aluno. Defina um tipo Aluno com base em SSaluno. Crie dois ponteiros turma e aux para Aluno e reserve memória para 30 elementos. Atribua valores aleatórios para as notas dos alunos. Faça que aux aponte para o aluno com a maior média. Imprima as notas do aluno via aux.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*