Exercícios – Filas

Share
  1. A estrutura de armazenamento de dados de uma Fila é muito semelhante à de uma Pilha, mas as operações são bem diferentes. Explique as diferenças de comportamento de inserção e remoção entre pilhas e filas.
  2. Uma fila não circular pode ser usada para armazenar elementos infinitamente? Justifique sua resposta.
  3. Construa as estruturas e operações para uma fila de valores reais usando vetores. Esta fila pode armazenar no máximo 4 elementos. Leia valores pelo teclado e os armazene em uma fila. Imprima a soma dos elementos a partir da fila definida anteriormente.
  4. Usando uma fila para caracteres capaz de armazenar no máximo 20 elementos, construa um programa que leia uma linha de texto do teclado e separe suas letras em duas filas: filaVogais e filaConsoantes. Após a separação, imprima o conteúdo de cada fila.
  5. Uma fila circular pode ser usada para armazenar elementos infinitamente? Justifique sua resposta.
  6. Construa um programa que leia do teclado 3 números inteiros N, A e E. Em seguida, através de um laço de N iterações, gere um número aleatório para R de 1 a 100 a cada iteração. Acrescente e remova elementos em uma fila circular de tamanho 10 com a seguinte regra:
    • Se 0≤R≤A insira um ‘A’ na fila.
    • Se A<R≤E remova um elemento da fila.
    • Se E<R≤100 não faça nada.

    Teste o seu programa para os seguintes valores de N, A e E: {100,40,50} {100,20,50} {1000,40,90}. Em algum dos casos a fila encheu?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*